domingo, 7 de outubro de 2012

Salada Caprese

Um clássico da cozinha italiana, antipasto fresco, simples e saboroso.

Existem mil variações de forma e conteúdos, sendo o queijo mozzarella, tomate e mangericão, sal e azeite absolutamente inevitáveis. O Jamie Oliver inspirou-me, no seu livro de cozinha italiana, a fazê-la de forma, ... "rústica".


A salada que apresento aqui foi feita com tomates selvagens, biológicos, várias cores, formas e sabores, logo numa das principais matérias primas.


Esta salada gosto de fazer e servir em "travessa", para que não seja necessário misturar, e de forma a que em todas as garfadas se consigam sentir os diferentes sabores, individualmente.

Com esta variedade de tomates, a explosão de cor durante a elaboração da salada forçou um relato fotográfico, da autoria da minha S., excepcionalmente autorizada a permanecer na cozinha nesta noite. :)






Espalhados os tomates pela travessa (que gosto de cortar de formas diferentes, permitindo uma variedade visual e de textura mesmo que sejam todos idênticos), espalha-se o queijo mozzarella, partido à mão, praticamente "desfiado". A textura do queijo assim "partido", juntamente com o efeito visual são qualquer coisa de especial.


e passando ao tempero, adoro pôr pesto, que dá um sabor fortíssimo e maravilhoso à salada, e é "o truque" da "minha caprese". Folhas de mangericão, azeite de qualidade e sal (usei sal negro) completam o ramalhete.

Uma salada que é um prazer para vários sentidos, em vários sentidos.

2 comentários: