quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lasanha al pesto

Gosto de pratos assim simples, com um toque diferente.

Um dos próximos passos nas minhas descobertas culinárias será fazer a própria "pasta", fresca, e quando tal acontecer, muito provavelmente terá esta forma de folhas de lasanha. As que aqui apresento são típicas folhas de lasanha de compra. Já o pesto, adoro feito ao momento, com mangericão que ainda viu o pôr do sol agarrado à terra, e com algumas variações que já vêm fazendo doutrina na minha cozinha, outras "inventadas ao momento".


Ingredientes:

- lasanha
- um molho de magericão (quanto mais fresco melhor)
- um punhado de amêndoas (ou pevides secos e descascados)
- queijo da ilha, com quantos mais meses de cura melhor
- 2 dentes de alho (i like it hot)
- azeite
- sal
- pimenta

Massa a cozer (atenção para que as folhas não fiquem coladas umas às outras, ... a melhor ideia para que isto não aconteça é cozer em água particularmente abundante, um fio de azeite e mexer com muita frequência, ... ideias melhores? todo ouvidos :) ).

Enquanto a massa coze, processador de alimentos com todos os ingredientes, excepto o azeite, sal e pimenta, para poder controlar o sabor e afinar o gosto no final.

Escorrida a massa, juntar o pesto no tacho e envolver bem, servir sem mais delongas.

Algumas coisas que me ocorrem partilhar sobre o pesto (e lembro-me sempre das primeiras experiências, muito inspiradas pelo Luís do Outras Comidas) substituindo o fruto seco, "pinhão" na versão pristina, por amêndoas, obtém-se um pesto com textura mais crocante. Fazendo o mesmo com pevides de abóbora, os pedaços crocantes são mais pequenos, e ganha-se uma cor verde mais vida. Outra maneira de avivar o verde ao pesto é colocar uma pedra de gelo junto com o manjericão, já que o processador pode aquecer e retirar algum verde, que o gelo ajuda a conservar. O juntar do azeite mais para o final evita que este emulsione durante a trituração do preparado, e permite também controlar a textura final a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário