terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fake Sushi com Risotto de Shitake

Aproveito esta receita para primeiro post do Blog. A foto que acompanha a receita tem sido a capa de um álbum chamado "we eat", na minha página do facebook, talvez o álbum mais celebrado de tudo o que por ali vou partilhando.

A ideia deste prato foi transformar em refeição um "petisco daqueles", que se faz em muito pouco tempo, que acaba por acompanhar uma conversa mais longa, antes ou mesmo depois do jantar (normalmente "muito" depois do jantar). Refiro-me à parte do "fake sushi". A verdade é que adoro salmão, que ainda por cima alia a proteína de boa qualidade com ácidos gostos essenciais. Adoro presunto, adoro risotto, adorei este prato.


Ora, quantidades:

Para o salmão:
- 1 lombo de salmão por pessoa;
- umas fatias de presunto;
- preparado para wasabi (vende-se em pequeninas latinhas um pouco por todo o lado, e em quantidades grandes nos supermercados chineses);
- uns grãos de coentros, moídos na hora;
- palitos (ou outra forma mais bonita e inteligente de manter o presunto enrolado no salmão).

Risotto:
- arroz arbório
- saké
- cogumelos shitake
- parmesão (muitas vezes uso queijo da ilha...)
- legumes para o caldo de legumes.

Preparação:
Fiz um caldinho com os cogumelos, cenoura, cebola, etc, e retirei e espremi, para dentro do caldo, os cogumelos.
Arroz no tacho a fritar, refrescado com o saké, e vai de pôr caldo, aos poucos, lá para dentro, sempre que seja necessário até estar cozido.
Cortar longitudinalmente os lombos, de forma a obter uma secção quadrada. envolvê-los com uma pasta feita de wasabi, água e graõs de coentros, e enrolar as fatia de presunto à volta destes. Prender o presunto e fitar em óleo abundante, muito quente, por pouco tempo, só até o presunto estar crocante.
Entretanto saltear os shitake retirados ao caldo.
Quando o arroz do risotto estiver "al dente" juntar o parmesão ralado, e já fora do lume mexer bem.

Servir individualmente o Risotto, colocar os cogumelos por cima e por cima destes os rolinhos de salmão, cortados como se fossem rolinhos de sushi. O prato foi enfeitado com umas farripinhsa de parmesão e azeite de qualidade.


Muito bom! :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário