domingo, 16 de dezembro de 2012

Frango em vinha d'alhos com batata doce e feijão verde

Na verdade, os peitos de frango não me atraem minimamente, é dificílimo deixá-los húmidos, suculentos, e ao mesmo tempo bem cozinhados. Comprei-os para uma receita em que seriam grelhados, mas passados uns dias sem oportunidade de lhes dar esse fim, e com uns fofos de pescada que passaram uma noite a descongelar, por esquecimento, fora do frigorífico, optei por adiar o frango para o dia seguinte. Comi nessa noite a pescada e acabei por ganhar 24 horas de marinada, o que foi espectacular. 



Para a marinada usei um montão de alhos, esmagados e grosseiramente cortados, vinho branco, azeite, louro, pimentão doce em pó, massa de pimento caseira (pimento e sal), cominhos, pimenta preta moida, tudo muito bem envolvido, tapado, a aguardar 24 horas no frigorífico. Mexi duas vezes durante esse tempo, para que tudo se tomasse bem do gosto.

No dia, partir a batata doce em cubos e levar ao forno, com um fio de azeite, sal e tomilho. 

Numa frigideira, deitei azeite, deixei "fumar" e frango lá para dentro, para que fritasse em lume forte. Pouco tempo depois verti o líquido da marinada, e deixei apurar.

Entretanto, noutra frigideira, um pouco de azeite, o feijão verde, sal e umas gotas de sumo de limão.

No prato meia dúzia de azeitonas, e passámos à parte mais importante, a da conversa à mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário