sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ovos estrelados com Anchovas

A inspiração para este miniprato, entrada, ou prato principal (dependendo da hora do dia, da fome e da quantidade que se puser no prato) vem de Barcelona. Mais precisamente do "tasco" El Quim de la Boqueria.



É visita obrigatória quando se visita Barcelona. Para além dos ingredientes ultra frescos, de primeiríssima qualidade, que são diariamente comprados no Mercat de La Boqueria, a confecção dos pratos é perfeita, e as misturas "inusitadas" sempre super bem conseguidas. O El Quim de la Boqueria merecerá um post autónomo neste bolgue...

Entre estas misturas aparentemente estranhas, existem "ovos estrelados com..." guisado de lulas bebés, com camarão e cava, com caviar ou com foie gras caramelizado. Soube que apesar de estes dois últimos serem bestsellers na sua tasca, o prato que define o Joaquim é os ovos estrelados com guisado de lulas, prato acessível a qualquer bolsa e que delicia qualquer paladar, características conjuntas da comida que cresceu a comer.

Os meus ovinhos: fui a casa da S. e do T. pouco antes da passagem de ano e voltei com ovos da criação dos pais da S., entre um montão de outras coisas boas. Ovos daquele com a casca branquíssima, cada um com um tamanho diferente, e que seria criminoso não estrelar. Lembrei-me imediatamente do El Quim, e de uns ovos maravilhosos que lá comi há meses. O resto, havia cá por casa. E assim foi, com poucas variações, dois dias seguidos*...

Ingredientes: 
Ovos de qualidade
Pão de centeio
Azeite virgem extra (às vezes escrevo isto e pergunto-me "mas há mais algum tipo?")
Sal
Pimenta moída na hora
Lata ou frasco com anchovas

Estrelar os ovos no azeite, temperar os ovos na frigideira com sal e pimentas.
Partir o pão que servirá de base, dispor cuidadosamente "ao calhas" no prato.
Pôr os ovos já estrelados em cima desta base e dispor filetezinhos de anchovas em cima. 

O resultado final é maravilhoso. E se parecer esquesito, é provar! :) a sério! :)

Agora a escrever lembrei-me de coisas que não fiz nestas primeiras duas experiências mas que farei em experiências vindouras, ... me aguardem! :)

*Para estrelar os ovos, na segunda noite utilizei a gordura da lata de anchovas, o que fez com que não utilizasse azeite, e precisasse de menos sal.

2 comentários:

  1. Adoro anchovas! Infelizmente cá em casa não são muito apreciadas pelo resto do pessoal...

    Mas partilhamos todos o encanto com Barcelona! E o restaurante do Mercado de Santa Caterina? Uma delícia de tapas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Como tenho algumas receitas "em carteira", um dia destes ponho aqui no blogue uma receita com anchovas "para quem diz que não gosta de anchovas" :) a minha S., que não gosta de anchovas, adorou! e com o que restar da lata ou do frasco, ... experimente com uns ovinhos estrelados! :D Quanto a esse outro restaurante, ... não conheço, ainda... :)

    ResponderEliminar